LOGO_VETOR_GOLD.png
LOGO_VETOR_GOLD.png

A AUDIOTECA Brasil é um projeto de pesquisa e extensão universitária, produzido pelo LabMiD – Laboratório de Mídias Digitais: usos sociais das tecnologias de informação e comunicação e pelo GRID – Grupo de Pesquisa em Interações Digitais. Trata-se de um repositório de audiolivros digitais de acesso livre, elaborados a partir de gravações originais de clássicos da literatura brasileira cujos direitos autorais estejam em Domínio Público. O projeto interdisciplinar presta-se, assim, a preservar a memória literária da língua portuguesa e a torná-la mais acessível à sociedade.

À curadoria das obras gravadas e disponibilizadas gratuitamente em versões de áudio, articula-se a instância da pesquisa documental e bibliográfica. Este trabalho de pesquisa fundamenta a seleção/curadoria dos clássicos literários e a produção dos textos auxiliares que acompanham cada uma das obras. A pesquisa mostrou-se essencial também ao planejamento e à roteirização das entrevistas, de contorno acadêmico, que expandem, também no formato de áudio sob demanda, os conteúdos literários do acervo da AUDIOTECA Brasil.

Seleção e curadoria dos textos – Com base na relevância literária, histórica, social e cultural, e na disponibilidade em Domínio Público, foram selecionados, cronologicamente, clássicos da literatura feita no Brasil dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. A este repertório, vão se incorporar títulos e coleções recomendadas para o ENEM, cuja seleção seguirá parâmetros equivalentes. A curadoria é fundamentada em pesquisas literárias e historiográficas e desenvolvidas com o apoio de estagiários/as de Iniciação Científica e Tecnológica.

A produção original de audiolivros da literatura brasileira contempla os principais autores suas obras mais significativas das diferentes escolas e correntes da literatura brasileira até o século XX.

A base de audiolivros composta por peças literárias originais está disponível gratuitamente, sob demanda, inclusive em versões no formato podcast. Ao acervo básico, serão sistematicamente incorporados novos títulos e coleções. Parte deles reunirá versões em áudio de textos recomendados para o ENEM. O objetivo é oferecer um acervo de obras literárias em Domínio Público, representativas de cada um dos estilos de época desde o início da colonização até o modernismo brasileiro. 

QUEM SOMOS

Coordenação geral e executiva
Profa. Dra. Adriana Braga

Curadoria e Pesquisa
Profa. Dra. Luísa Chaves de Melo

 

Coordenação de Jornalismo

Prof. Dr. Alexandre Carauta

Webdesigner

Giovani Marangoni – ESPM

Rodrigo Gastaldo - DI/PUC-Rio

 

Bolsistas

Eduarda Macedo - PIBITI/CNPq

Ingrid Figueiredo - PIBIC/CNPq

Nicole Polo - PIBITI/CNPq

Thamiris Pinheiro - PIBITI/CNPq

Finalização de Áudio e Masterização: Nelson Pinton (Vitrola Digital Studio - Campinas, SP)

 

Realização
GRID – Grupo de Pesquisa em Interações Digitais/CNPq

Produção Executiva

LabMiD – Laboratório de Mídias Digitais: usos sociais das Tecnologias de Informação e de Comunicação

 

Apoio

Instituto de Estudos Avançados em Humanidades - IEAHu

Programa de Pós Graduação em Comunicação - PPGCOM/PUC-Rio

Departamento de Comunicação Social

PUC-Rio

FAÇA CONTATO

Contate-nos